No começo de fevereiro, foi lançado nos Estados Unidos o The Daily, jornal exclusivo para tablets da News Corp (um dos maiores grupos de mídia do mundo). Agora, é a vez dos brasileiros ganharem um diário nascido com foco nos usuários do iPad, o Brasil 247.
O interessante nesses dois projetos é o fato de as publicações não serem adaptações de jornais impressos, mas sim diários nascidos já no novo formato digital, que ganha força com as fortes vendas do iPad (só no último trimestre de 2010 foram comercializadas mais de 7 milhões de unidades).
Anunciado no dia 14/3, o jornal (que está mais para o formato e linha editorial de uma revista) chegou ao primeiro lugar no ranking do aplicativos gratuitos para iPad no País, mas agora ocupa a nona posição do ranking.
O projeto é interessante, mas ainda carece de ajustes. Para começar, notamos, na segunda (14/3) que a versão disponível nesse dia tinha a data do domingo, o que dava à publicação uma cara de “jornal velho”.
Alertada pela redação da Macworld Brasil, a assessoria de imprensa da publicação afirmou que o erro seria corrigido, o que aconteceu na edição seguinte. Na sexta (18/3), porém, o arquivo mais recente, apesar de trazer como identificação “18_03_2011_6h”, exibia nas páginas a data “17 de março”.
Deixada a data de lado, a chamada a “navegabilidade” também precisa de correções. Na edição da sexta, ao tocar na capa, na notícia “Vai pra casa, Cristiano”, nada acontecia, ao contrário dos outros destaques. Nas páginas, o botão Compartilhe simplesmente não funciona. Ao tocar na parte inferior da tela, surge o Menu de navegação. Nele, há opções como o ícone Sumário. Tocar nele também não produz resultado.

Brasil 247: conteúdo diário gratuito
Apesar de trazer belas e grandes fotos em suas capas de seções, a diagramação nas páginas internas, em geral, não é das mais criativas, basicamente uma foto à esquerda, com um texto que pode ser rolado do lado direito, com alguns “brancos”. A nota “Mundo declara guerra a Kadafi. O Brasil se abstém” simplesmente trazia um texto que “estouro” no modo retrato. Ele ia além do pé da página e não exibia do fim do artigo (não adiantava tentar rolar a página).
A publicação sofre de um mal comum aos aplicativos de jornais e revistas brasileiros: usa muito pouco do potencial do iPad. Falta explorar melhor a multimídia, com mais vídeos ou infográficos, por exemplo. Seria interessante incorporar recursos como o de fotografia 360 graus, como acontece com o The Daily, que oferece uma visão panorâmica.

Problemas no aplicativo: texto vai além da página e não exibe o fim
As edições trazem um bom conteúdo, dividido em temas como Economia, Brasil, Mundo, Cultura e Esportes. Mas, apesar de ser uma publicação diária, não espere uma cobertura completa, por exemplo, do futebol brasileiro. Na sexta, a área de esportes do jornal não trazia sequer uma notícia de clubes nacionais ou de jogos realizados na semana. Além do jornal, o Brasil247 oferece aos leitores, nos finais de semana, a revista Oásis, que traz na sua pauta temas como saúde, espiritualidade e turismo.
A proposta do jornal, até por ser um produto gratuito, é bem interessante, mas o projeto precisa de vários ajustes. Afinal, sua página na App Store promete “o melhor time de editores, repórteres e colunistas do Brasil”
Para quem não tem tablet, a publicação também oferece seu conteúdo no site www.brasil247.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário